sábado, 29 de setembro de 2012

Morre Hebe Camargo, madrinha da TV brasileira


Morre Hebe Camargo, madrinha da TV brasileira

Apresentadora morreu aos 83 anos neste sábado, de parada cardíaca


Sergio Savarese / Wikimedia Commons


Hebe Camargo
Hebe Camargo: apresentadora morreu aos 83 anos neste sábado, de parada cardíaca
A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos neste sábado, de parada cardíaca, em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo. Uma história que se mistura com a da própria televisão. Assim pode ser definida a trajetória de Hebe Camargo. Ícone da televisão brasileira nas últimas seis décadas, ela se tornou um patrimônio da cultura nacional.

Desde que estreou na telinha, marcando presença na primeira transmissão televisiva do país, em 1950, o período máximo que passou afastada da TV foi de dois anos, logo após dar à luz seu filho único, Marcello, em 1965. Marcello é filho de seu primeiro marido, Décio Capuano. Nos outros 60 anos, Hebe brilhou e criou um estilo único de apresentar que é copiado até hoje por discípulas como Adriane Galisteu e Luciana Gimenez.
Sua carreira, iniciada no rádio como cantora e atriz, se cruzaria com a da televisão desde a chegada dos primeiros equipamentos de transmissão ao país. Convidada, junto com outros artistas, pelo então todo-poderoso Assis Chateaubriand, ela esteve no porto de Santos em 25 de março de 1950 para recepcionar os caixotes com câmeras, antenas e transmissores da futura TV Tupi, onde começou como cantora.
Oito anos depois, na TV Paulista -- a antecessora da Globo em São Paulo -- Hebe daria os primeiros passos como apresentadora, já fazendo história. De 1958 a 1964, ela comandaria o primeiro programa feminino da TV, O Mundo É das Mulheres. Fora das telas por quase dois anos – sua única ausência prolongada –, retornaria em 1967 com o dominical Hebe Camargo, na Record, e entraria definitivamente para o panteão histórico da TV brasileira, consolidando um bordão, "Ai, que gracinha!", e criando um formato copiado até hoje, o das entrevistas informais em um sofá.
FONTE:VEJA

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Adoção : uma ato de amor


Como Adotar uma Criança
Infelizmente crianças e adolescentes algumas vezes acabam sendo abandonadas por diversos motivos, e apesar de não terem culpa, acabam vivendo em orfanatos ou pior, nas ruas. Porém muitas pessoas se comovem  essa triste realidade, e decidem tentar dar uma  melhor para essas crianças, dando carinho e uma boa criação, tornando-se seus pais. Para que esse processo seja juridicamente legal, e tenha todas as validades perante a lei, é necessário a adoção.
adoção no Brasil é  pelo Código Civil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e é necessário seguir um passo a passo para poder adotar uma criança. Todas essas informações estão contidas em um guia da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Como Adotar uma Criança
Nesse guia, podemos entender melhor dúvidas como o que é adoção de crianças e adolescentes, quem pode ser adotado, quem pode adotar, procedimentos para adoção, entre outros assuntos relacionados. O guia é completo, e trata sobre tudo.
Guia de Como Adotar uma Criança
Ajude a dar uma chance a quem não  chance nenhuma.

terça-feira, 25 de setembro de 2012



As novas ‘paquitas’ da Xuxa

Ana, Carem, Michelle e Fabrilla integram o time de assistentes de palco do 'TV Xuxa': 'Estaria perdidinha sem elas', disse a Rainha dos Baixinhos.


Novas assistentes de palco da Xuxa (Foto: Isac luz / EGO)Novas assistentes de palco da Xuxa (Foto: Isac luz / EGO)
Esqueçam as paquitas loiras, de cabelos lisos, compridos e com franjinha que nos anos 80 animaram o “Xou da Xuxa”. As novas assistentes de palco da apresentadora estão na faixa dos 30 anos. Algumas são casadas, outras são empresárias, mas todas têm em comum a mesma beleza e o carisma que dominavam as meninas da época.
No “TV Xuxa” , Ana Cecília, Carem, Michelle e Fabrilla animam a atração com suas danças coreografadas e são um plus para animar o programa comandado por Xuxa. Tanta semelhança com o carisma das suas assistentes do passado fez a apresentadora cometer um ato falho, chamando as quatro moças no ar de ‘paquitas’. O "erro" foi exibido sem cortes.
As repaginadas paquitas sempre foram fãs de Xuxa, desde criancinhas, e a admiração delas pela mãe de Sasha não para de crescer.  “Xuxa tem uma luz, uma coisa diferente”, disse Ana Cecília.
“Ela nos trata de uma maneira especial e carinhosa”, emendou  Carem. “No início, tremia ao lado da Xuxa”, lembrou Fabrilla. “Realizei meu sonho de criança ao trabalhar a seu lado”, contou Michelle.
Para Xuxa, elas são fundamentais para o bom andamento do programa. A apresentadora contou que basta uma trocar de olhar para entenderem o que ela quer. "Elas fazem a minha ponte com a direção. E, por me conhecerem, elas me entendem com o olhar. Sabem quando eu preciso de alguma informação de última hora, me passam quando há alguma mudança... Por isso elas precisam me conhecer no olhar. Eu autografo tudo que os convidados da plateia trazem: agendas, fotos, cartas... E elas levam este material pra mim no camarim antes da gravação, e depois devolvem à plateia. No final de cada programa, eu também tiro fotos com todos que foram assistir e são elas que me ajudam. Ou seja, o que posso dizer delas? Sem elas eu estaria perdidinha no palco! Fora que são lindas!”
Saiba o que fazem as quatro assistentes de palco da Xuxa.
 
Novas assistentes de palco da Xuxa (Foto: Isac luz / EGO)Ana Cecília
Ana Cecília
Aos 30 anos, a carioca é bailarina clássica profissional. Além de dar aulas de dança em uma academia do Méier, na Zona Norte do Rio, Ana também trabalha na Banda Rio Babilônia. Casada há dois meses com um fisioterapeuta, é uma espécie de faz tudo de Xuxa. Ela participa no coro dos DVDs “Só para baixinhos” e também interpreta a elefanta Bila Bilu. E quando a apresentadora resolve comemorar os aniversários com tortadas na cara, é a primeira a fugir. “Xuxa passa bolo até no nosso cabelo. Nem os cílios postiços escapam. Descolam dos nossos olhos e ficam presos na massa”, contou aos risos.
Novas assistentes de palco da Xuxa (Foto: Isac luz / EGO)Carem
Carem
É a veterana do grupo. Já foi paquita da Xuxa de 1995 a 2000. O convite para voltar a trabalhar com a apresentadora a surpreendeu. Formada em Produção de Rádio e TV, Carem um dia foi convidada para ir à Globo. Certa de que o convite era uma proposta de trabalho para atuar na área, atrás das câmeras, foi comunicada que a queriam novamente ao lado de Xuxa. “Comecei a gravar no dia seguinte”. Aos 29 anos, trabalha como modelo nas horas vagas, e ter sido ajudante da Rainha dos Baixinhos nos anos 90 foi fundamental para seu aprimoramento. “Não sabia dançar, e Marlene Mattos (diretora da Xuxa na época) exigia que as paquitas tivessem boas notas. Isso me aperfeiçoou como pessoa. Aprendi a dançar e virei ótima aluna.”
Novas assistentes de palco da Xuxa (Foto: Isac luz / EGO)Fabrilla
Fabrilla
Tem 29 anos e, como Ana Cecília, também é casada. A assistente é irmã de umas das diretoras do “TV Xuxa” e ex-paquita, Andrezza Cruz. Formada em Administração de Empresas, Fabrilla dirige a academia de dança que tem com a irmã em Duque de Caxias, Município do Rio de Janeiro. Ela começou a trabalhar com Xuxa quando tinha 10 anos, no corpo de balé do “Xuxa Parque”. A experiência na dança a levou para coreografar a comissão de frente da Pimpolhos da Grande Rio, escola mirim da agremiação de Duque de Caxias. Apesar de estar tantos anos ao lado de Xuxa, ela ainda se emociona nas gravações com a apresentadora. “Preciso usar  rímel à prova d’água”.
Novas assistentes de palco da Xuxa (Foto: Isac luz / EGO)Michelle
Michelle
Nutricionista formada, a ex-bailarina do “Domingão do Faustão” custou a encarar de forma natural o fato de estar ao lado de Xuxa, de quem é fã desde criancinha: “Tremia toda”, contou. Dona de uma loja multimarcas no Recreio,  Zona Oeste do Rio, ela também é dançarina da banda Celebrare e está com casamento marcado para o ano que vem. Um dos momentos marcantes foi durante uma apresentação delas ao lado de Xuxa em uma edição do Monange Dream Fashion Tour 2010, no qual a Rainha dos Baixinhos era uma das atrações. “Xuxa estava com muita dificuldade de decorar a coreografia. Na hora da apresentação, no palco, eu ficava gritando para onde ela tinha que ir. Como a música era alta, parecia que eu estava cantando a letra. No final deu tudo certo e ela me agradeceu. Foi o suficiente para eu tremer inteira”, disse a eterna fã.
FONTE: Ego

domingo, 23 de setembro de 2012

Poesia férrea

Poesia férrea 
MINHA LAGARTA MECÂNICA GENTIL
Ela encurta distâncias, aproxima pessoas 
Que vêm do norte ao sul deste anil
Grande ser em metamorfose que a todos leva com sorte 
Aos seus lares e aos seus destinos a fio

Transporte público sofrido que por muitos não é
Acolhido, saibas minha linda crisálida não tão 
Colorida ,que por muitos esquecida ,veja que serás
Férrea ,que um dia reinou plenamente nesta TERRA

Minha amada lagarta gentil, vc representa o
PROGRESSO de meu Leão varonil
Um dia , tenho certeza ,que verei com
Clareza , o teu cruzar(que beleza)
Por todo Estado a fio...
 Autora:Mirths Cavalcante

A idade da Loba - Mulheres de 40 anos

O texto mulher madura, mulher com mais de 40 anos fala sobre a maturidade e o poder adquirido com a idade da loba, uma homenagem as mulheres maduras.

a idade da loba, mulher com mais de 40 anos, mulher madura
A medida que avança a idade, valorizo muito mais as mulheres com mais de 40 anos, e aqui estão algumas razões para isso
Uma mulher com mais de 40, nunca vai te acordar no meio da noite, para perguntar com o que você está sonhando... Simplesmente porque não lhe interessa com o que você está sonhando;
Se uma mulher com mais de 40 anos, não quer assistir um jogo de futebol, ela não fica reclamando e andando em círculos no meio da sala. Ela simplesmente vai fazer algo que ela quer fazer, com grandes chances de ser muito mais interessante;
Uma mulher com mais de 40 se conhece o suficiente para estar segura de si mesma, para saber o que quer, para saber quem quer. São poucas as mulheres com mais de 40 que se importam com o que você pensa delas;
Uma mulher com mais de 40 já tem completa a sua cota de relações "importantes" e "compromissos". A última coisa que quer, na sua vida, é outro amante possessivo;
As mulheres com mais de 40 são superiores. Nunca dão uma baixaria no meio do restaurante. Se você aprontou alguma, ela certamente pode até te acertar um tabefe, mas em regra simplesmente te abandonam e depois não te querem ver nem pintado (por mais que você implore desculpas e diga que está arrependido);
As mulheres com mais de 40 geralmente são muito carinhosas e te elogiam muito. Elas sabem por já terem vivido isso nas relações "importantes" e nos "compromissos" como é desagradável que a pessoa de quem gostamos não seja carinhosa e cuidadosa;
As mulheres com mais de 40 tem segurança o suficiente para te apresentar as suas amigas. Uma mulher mais jovem, quando está com você, pode ignorar a existência da sua melhor amiga;
As mulheres com mais de 40, independentemente da sua área de atuação, acaba se tornando meio psicóloga: você não precisa confessar os seus pecados, porque elas sempre sabem;
Uma mulher com mais de 40 fica absolutamente linda com um batom vermelho;
Uma mulher com mais de 40 é honesta e direta: lhe dirá que você é um completo imbecil, se pensar mesmo isso de você;
Há muitas coisas legais para dizer das mulheres com mais de 40 e pelas razões mais diferentes. Mas lamentavelmente isso não é recíproco: porque para cada mulher com mais de 40, inteligente, bem sucedida, atraente, charmosa, bonita e sexy tem um homem com mais de 40, gordo, largado, se achando e com uma mulher de 20 do lado dele.
É incrível ver como os homens se enganam com as mulheres mais novas. Se cada homem soubesse aproveitar a mulher de mais de 40 anos que está ao seu lado, ele saberia a diferença entre a beleza física e a sabedoria madura.
Se você tiver uma mulher de mais de 40 anos ao seu lado, usufrua dela enquanto puder pois estará usufruindo do que a vida tem de mais belo.
Se você tiver uma mulher que ama, envie essa mensagem de feliz dia da mulher.


sábado, 15 de setembro de 2012

Estampas Étnicas


Estampas Étnicas


           Muitos blogs tem falado bastante sobre as estampas éticas, que são estampas inspiradas na África e tribos  Norte Americanas. Na temporada de inverno de 2012 as estampas étnicas serão tendência. As marcas Marni e Proenza Scholer usaram as estampas em seus desfiles. 
          As estampas étnicas são ricas em cores, animal print, com identidades e traços de culturas marcantes. A moda étnica é também rica em detalhes atemporal. 





       






segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Analfabetismo do 6º ao 9º ano. Como resolver?

Muitos alunos do Ensino Fundamental 2 não sabem ler e escrever. Confira como é possível resolver esse problema

Fernanda Salla -REVISTA NOVA ESCOLA

Muitos estão na escola há anos, mas não têm autonomia suficiente para elaborar ou apreciar um texto. Na Prova Brasil de 2009, 68,4% dos alunos do 6º ano não alcançaram a pontuação considerada mínima em Língua Portuguesa pela organização não governamental (ONG) Todos pela Educação, que é de 200 pontos. Quer dizer, elas não têm capacidades plenas de compreender, interpretar, criticar e produzir conhecimento. Ou seja, podem ser consideradas analfabetas.

Esse grave problema, embora tenha raízes nos anos iniciais de escolaridade, precisa receber atenção assim que diagnosticado, seja lá qual for a idade do estudante e o ano em que está matriculado. O adolescente não pode se tornar o centro de uma situação em que ninguém se responsabiliza pela questão ou, pior ainda, em que o professor de Língua Portuguesa é apontado como o culpado por ela.

Não saber ler e escrever implica em consequências para o estudo de todas as disciplinas. "Sem compreender textos e enunciados, o aluno vai ficando cada vez mais para trás em relação ao grupo", explica a educadora Maria Inês Pestana, ex- diretora de Estatísticas Educacionais e de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado é uma pessoa excluída do processo de aprendizagem.

Foi o que ocorreu com Leonardo dos Santos, Aline Gomes e Maria Vitória Brandão, cujos casos ilustram esta reportagem. Eles perderam um tempo imenso até encontrarem professores de Língua Portuguesa que diagnosticaram a situação de analfabetismo e enfrentaram o problema até solucioná-lo.

Identificar a falta de familiaridade de alguns estudantes com a leitura e a escrita requer muita atenção e sensibilidade dos educadores. Há jovens que se recusam a ler em voz alta e não compõem textos por conta própria, escrevendo somente palavras decoradas. Outros só copiam o que está no quadro ou no caderno do colega, sem saber realmente o que estão fazendo - são os copistas. Existem ainda os que se comportam de modo indisciplinado ou apático. Tudo para camuflar o problema, já que se sentem envergonhados. "Culpar o estudante ou tachá-lo de incompetente é inadmissível. Dessa forma, ele vai cumprir a profecia do fracasso. Cabe ao educador enxergá-lo como alguém capaz de aprender, além de diagnosticar o que ele sabe, para usar isso a favor do que precisa ser conquistado", explica Maria Inês.

O processo de alfabetização de adolescentes deve condizer com a etapa de desenvolvimento psicogenético deles e levar em conta o meio sociocultural em que se encontram. Atividades permanentes de leitura e de reflexão sobre a escrita, com material adequado à faixa etária e foco no combate às principais dificuldades, são a chave do ensino. No entanto, o desafio é formar usuários competentes da língua, de acordo com Delia Lerner no livro Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário (Ed. Artmed, 128 págs., tel. 0800-703-3444, 42 reais). Afinal, só decifrar o sistema de escrita é pouco para quem tem muita vontade (e direito!) de aprender.

domingo, 9 de setembro de 2012

Moda na escola: um novo olhar para o mercado de trabalho


Talentos Black Moda Afro 2012

Uma noite repleta de charme, bom gosto e os mais belos e diferentes tipos de belezas reunidos em um mesmo espaço, assim podemos definir a primeira edição do desfile Talentos Black Moda Afro 2012.Pretendemos estender está ideia para nosso ambiente de trabalho com a ajuda da comunidade e da direção da escola.

Produtora Emanuele Sanuto e os premiados da noite. Créditos foto: Augusto Baptista
Quando surgiu a ideia de criar um evento voltado para o fomento da cultura afro, inclusão social e o enriquecimento cultural da cidade do Rio, a produtora Emanuele, encontrou diversos obstáculos, desde a captação de recursos até mesmo a patrocinadores querendo mudar o foco do projeto.  Mas, com o tempo a ideia saiu do papel e ganhou mais adeptos. Hoje, aos 26 anos, a estudante do curso de Ciências Sociais, se sente realizada e prepara-se para colher os frutos de seu trabalho.


A noite foi uma grande homenagem à cultura negra.  Contando com a participação da imprensa, empresários e artistas brasileiros e angolanos. Profissionais que desempenham as funções de trançadeira, estilista, costureira, cabeleireira e artesã ficaram responsáveis pela produção do desfile.
Os selecionados de cada categoria são Angélica Guizino e Fabíola Oliveira – artesãs; Ana Carolina Vasconcellos, Graci Félix, Juliana Jesus, Thais Pires – estilistas; Danny Soares – maquiagem; Allan Sabatini e Emanoel dos Reis – tranças e penteados afros.
Os pré-requisitos para todos os inscritos era que fossem moradores de uma comunidade carioca e apresentassem idade entre 18 e 29 anos. Os dez artistas selecionados tiveram a oportunidade de divulgar o seu trabalho, além de concorrer a uma premiação em dinheiro. O evento aconteceu no último dia 28 de junho,  no Parque das Ruínas em Santa Teresa.


“Muitas vezes falta confiança dos próprios profissionais para buscar por seu espaço”Juliana Jesus, selecionada na categoria estilista
FONTE: BLOGSPOCC


fonte:

domingo, 2 de setembro de 2012


Maria Montessori é homenageada pelo Google em Doodle
Carolina RibeiroDa redação

Doodle desta sexta-feira (31) comemora o 142° aniversário da educadora e médica Maria Montessori. Para homenageá-la, o Google substituiu as letras do logotipo da página inicial de buscas por puzzles feitos pela educadora, que chegou a ser indicada algumas vezes para o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho de tentar promover a paz mundial através da educação.
Educadora e médica Maria Montessori ganha homenagem do Google (Foto: Reprodução/Google)Educadora e médica Maria Montessori ganha homenagem do Google (Foto: Reprodução/Google)
Ela nasceu no dia 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, na Itália, e morreu em 1952, na Holanda, com 81 anos. Contrariando a vontade de seus pais, ela decidiu estudar medicina na Universidade de Roma e ficou conhecida como a primeira mulher italiana formada nesta profissão. A psiquiatra se dedicou à crianças com retardo mental e criou o método montessori de aprendizagem, que consiste em usar cubos, placas e barras para ajudar a criança no desenvolvimento da inteligência, concentração e criatividade. A peculiaridade desta técnica está no saber construído pelo jovem com o suporte desses objetos e não um aprendizado "forçado" pelo professor.
Maria Montessori (Foto: Reprodução/Google)Maria Montessori (Foto: Reprodução/Google)
Doodle de puzzle
O Doodle faz referência ao método desenvolvido por Montessori no início do século XX para crianças com o objetivo de desenvolver a criatividade delas por meio de puzzles. A técnica, que ainda é usada no mundo, estimula as capacidades sensoriais e intelectuais dos mais jovens. Entre as suas principais obras estão "A Descoberta da Criança" (1909), "O Método Montessori" (1912) e "Desenvolvimento do Método Montessori" (1917).